sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vou te contar...

Pois bem. Eu ando com bastante preguiça de postar aqui, pois as ideias vão fluindo, fluindo, aí me desencontro, as ideias embaralham, as coisas acumulam, mas enfim.
Há uma semana chegamos e de São Paulo.
Vou tentar ser sucinta, prometo.
Bem, de concreto concreto MESMO, conseguimos FINALMENTE o diagnóstico assinado e reconhecido por um dos maiores conhecedores do autismo no Brasil. Apesar da bagatela desembolsada, já valeu a viagem.
Eu explico: Pelo Mackenzie, sairia um laudo por vários profissionais de graça, no entanto, estavam todos em recesso e a gente não tinha como adiar a viagem de volta. Pra voltar a SP, sairia mais ou menos o preço que pagamos, ou até um pouco mais, então 6 por meia dúzia, optamos por fazer logo, mediante à NECESSIDADE do tal papel para fins jurídicos e de respaldo frente aos governantes e políticas públicas que atendam crianças com necessidades especiais aqui nesse Maranhão.
No mais, conseguimos conhecer lugares especializados em crianças com autismo (AMA E AMAI em Itu.. essa segunda com uma estrutura MARAVILHOSA a qual o Guilherme se sentiu super à vontade), visitamos uma fono a qual nos deu orientações acerca da fala e fomos à uma psicóloga, só que pelo fato de ser psicanalista, o tempo para qualquer resultado é muito longo.
Soube de outras entidades que tratam o autismo, pois ao contrário de onde moro, a variedade em SP é bem grande (A & R, FADA, CRIA e outras vinculadas a hospitais e clinicas), e com abordagens à gosto dos pais e da necessidade da criança. Sem contar as terapias e profissionais auxiliares: hidroterapia, equoterapia, fono especializado votlado SÓ para autistas, dentista idem, e assim sucessivamente.
Mas, como moramos AQUI, vamos nos concentrar no que temos (op´s...NADA!), e com esse laudo, buscar junto ao governo, prefeitura, presidência, ou seja lá quem for, ajuda para dar ao Guilherme o que ele precisa.
Segundo a consulta que tivemos, o Guilherme precisa essencialmente de uma escola regular (nada de escola especial), fonoaudólogo que saiba trabalhar com autista e psicólogo COMPORTAMENTAL.
Ele passou um medicamento para melhorar o problema das crises e fixações (tiques), o HALDOL (alguém aí conhecE? recomenda? usa?), mas começamos com uma dosagem bem baixa pra ver como ele reagiria,
Até agora, só melhorou o sono. Essa semana foram duas crises BRABAS.
Mas vamo que vamo, né?
Pra finalizar, os agradecimentos:
Mãetrocinadora (SEMPRE presente, graças a Deus);
Família e amigos proximos que ficaram na torcida e no interminável interrogatória dia após dia da nossa estada em SP;
Marla e família pela hospedagem;
Marla, pelo empenho e carinho;
Paulinha pela hospedagem em Itu, empenho com a causa, preocupação, cuidado e carinho conosco SEMPRE;
Re Pupo, pela atenção e entendimento =**
Taynara, pela ultima semana mais alegre em SP e pela amizade de anos cultivada e renovada;
Isabela, por viajar conosco sem sair do lugar e seeeeeeempre me equilibrar quando quero que o mundo pare pra eu descer;
Às meninas do blog que de vez em quando mandam emails interessando-se pela causa (Li, =*)
E a TODOS que colocaboraram de alguma forma. Seja com orações, torcida, pedindo pra parente ver o Gui, buscando informações, recortes de jornais e etc.
E por hoje é só.
Até breve :)

Beijos de agradecimentos em todos.

4 comentários:

  1. Meu nome é Jayna sou mãe de Ester ela tem autismo e está prestes a completar 4 anos também resido em São Luís, achei lindo seu blog e gostaria de ajuda, pois estou tendo dificuldades em conseguir um tratamento de qualidade para minha filha, tenho achado as consultas da Apae muito espaçadas, sendo assim lhe rogo que se puder me auxiliar sobre esse universo que é o autismo ficarei eternamente grata... Tenho dúvidas sobre escola, ela está estudando na Ed. especial no Santa Fé e sobre agressividade, pois ela é muito apegada a mim e não consegui sair ainda de sala de aula, meu msn é: iradarock@hotmail.com e meu gmail é iraph13@gmail.com, independente de sua resposta desde já agradeço a atenção. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Depois de enviar o comentário iniciei a leitura do seu blog como um todo e percebi que estamos no mesmo barco, ou seja, a procura do melhor possível em termos de educação e tratamento para nossos filhos, de qualquer forma mantenho minha oferta de contato. Tenho estudado o método ABA e pretendo adquirir no site universo autista alguns dvd's que auxiliem na aprendizagem do método TEACCH que tbm tem se mostrado de grande resultados para a aquisição da independência por parte de nossos filhos, fora isso tenho alguns materiais garimpados na internet sobre os dois e outras cositas más, rs qualquer coisa estamos aí... Grande abraço, sorte e sucesso pra nós e nossos pimpolhos!

    ResponderExcluir
  3. Ira, te adicionei no MSN e tenho MUITO interesse em lutarmos juntas, trocarmos informações e profissionais.
    caso nao use o aplicativo, me avisa que a gente se comunica por email.
    Meu email é josi.psicologia2@gmail.com

    beijos, aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  4. Atrasada cm a leitura...mas chorosa como sempre. Eu q agradeço, por tudo, tudoooo mesmo!!!!

    ResponderExcluir

Participe!